Pular para o conteúdo principal

Lua cheia da Semana Santa

Toda vez que algum feriado prolongado se aproxima, umas das primeiras coisas que eu faço é checar em qual Lua ele vai ocorrer, e claro, esperar que não chova.

Especialmente no Outono e no Inverno, a expectativa é de Lua Nova ou de Lua Crescente, já que a noite permanece com seu véu escuro recheado de estrelas e, desta forma, objetos de céu profundo não sofram com a interferência da grande luminosidade da Lua. 

Mas, neste feriado de semana santa, obviamente seria Lua Cheia, já que o que determina esta data é a Pascoa, que é determinada pela primeira Lua Cheia do Outono. Com esta informação antecipada, decidi que seria hora de fazer alguns registros lunares, apenas com o tripé, câmera e lente.

Decidi também fazer uma coisa que, apesar de simples, nunca tinha feito antes, que foi a combinação de duas fotos da lua em exposições diferentes, de forma que a Lua pudesse ser destacada junto do contexto do cenário.

Então, eu fiz alguns registros testando algumas configurações diferentes de ISO e tempo de exposição, já que havia decidido manter a distância focal em f/11, pelo mesmo motivo de manter o contexto e Objeto (lua), ambos em foco. 

Outro fato que merce ser mencionado, é sobre o ISO. Manter o ISO o mais baixo possível nessa situação é importante para manter o contraste entre as partes claras e escuras da Lua. Como dito anteriormente, o fato da Lua Cheia possuir grande luminosidade, manter o ISO baixo não é um problema.


Ambas as imagens foram feitas utilizando uma Canon T3 e uma lente de 70-300mm. A primeira foi feita em frame único, em 300mm. A segunda imagem, é uma composição de uma frame com baixa exposição para registrar os detalhes da Lua, e uma exposição maior, para registrar o contexto da imagem. Em seguida, foram sobrepostas no Photoshop e feita a correção para "mesclar" a sobreposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cruzeiro do Sul e a Nebulosa Escura do Saco de Carvão

Clique na imagem para ampliar. Para uma resolução ainda maior, considere visualizar pelo Astrobin [ aqui ] Esta imagem acima é uma integração de aproximadamente 40 frames de 20", tirados no dia 30/04/2019, sob um céu parcialmente nublado e instável. A constelação do Cruzeiro do Sul chama atenção nos céus do hemisfério Sul por sua importância histórica nos tempo de explorações, além de conter na "base" da cruz ("próxima" a estrela alpha da constelação - Gacrux) a Nebulosa do Saco de Carvão.   Um dos objetos mais proeminentes de seu tipo, visível a olho nu. Milhões de anos a partir de agora, pedaços da Nebulosa Saco de Carvão irão acender, como o seu homônimo de combustível fóssil, com o brilho de muitas estrelas jovens. A Nebulosa de Carvão está localizada a cerca de 600 anos-luz de distância, na constelação de Crux - O Cruzeiro do Sul. Este enorme objeto obscuro forma uma silhueta conspícua contra a brilhante faixa estrelada da Via Láctea e, por ...

Registro #1

Este Blog tem como finalidade registrar cada passo e cada experiencia da astrofotografia amadora. Iniciando com equipamento 'modesto' contando um Refrator 80ED Apocromatico 600mm da SkyWatcher e montagem EQ3-2. Ainda sou muito iniciante, e preciso aprender muita coisa, como por exemplo alinhar melhor minha montagem EQ3-2 mas, depois de ontem 29/01/15, ganhei um certo animo com minhas primeiras fotos.  Equipamento: Telescopio Skywatcher 80ED 600mm; Montagem EQ3-2 GoTo; Canon T3; A principio, como a maioria dos iniciantes, meu 'alvo' foi a M42 (Great Orion Nebula), devido a facilidade de se encontrar no ceu noturno e de ser um objeto com magnitude 'baixa' (4.0), o que a torna 'mais clara'. Usando uma Canon T3 em foco direto, e com a montagem alinhada  (nao tao bem alinhada, pois minha casa e voltada para o Norte e nao tenho visao sobre o Polo Sul celeste, mas com ajuda de alguns softwares e apps consegui um bom tempo de exposicao s...

Registro #2

Finalmente as nuvens sobre o sul de Minas Gerais deram uma pequena brecha, entao aproveitei para tentar alguns registros um pouco mais audaciosos como a Barnard 33 (ou Nebulosa da Cabeca de Cavalo) na constelacao de Orion. Usando o mesmos setup de antes, e com a montagem um pouco melhor alinhada deu pra brincar um pouco e aprender um pouco mais. FRAME UNICO 25" ISO 3200 A imagem acima mostra um frame unico (um dos primeiros que fiz) da Barnard 33. Tambem fiz alguns testes com um tempo de exposicao muito maior (variei entre 45" e 1min de exposicao), mas percebi que o alinhamento nao estava bom o suficiente (devo falar sobre isso em algum post separado). Apos um bom tempo depois fazendo varios frames e corrigindo o alinhamento a cada conjunto de frames, usei o Deep Sky Stacker (DSS) para empilhar todos os frames, incluindo cerca de 20 dark frames, para eliminar algum tipo de ruido que a DSLR possa apontar. O resultado final me surpreendeu um pouco, mesmo usando v...