Toda vez que algum feriado prolongado se aproxima, umas das primeiras coisas que eu faço é checar em qual Lua ele vai ocorrer, e claro, esperar que não chova.
Especialmente no Outono e no Inverno, a expectativa é de Lua Nova ou de Lua Crescente, já que a noite permanece com seu véu escuro recheado de estrelas e, desta forma, objetos de céu profundo não sofram com a interferência da grande luminosidade da Lua.
Mas, neste feriado de semana santa, obviamente seria Lua Cheia, já que o que determina esta data é a Pascoa, que é determinada pela primeira Lua Cheia do Outono. Com esta informação antecipada, decidi que seria hora de fazer alguns registros lunares, apenas com o tripé, câmera e lente.
Decidi também fazer uma coisa que, apesar de simples, nunca tinha feito antes, que foi a combinação de duas fotos da lua em exposições diferentes, de forma que a Lua pudesse ser destacada junto do contexto do cenário.
Então, eu fiz alguns registros testando algumas configurações diferentes de ISO e tempo de exposição, já que havia decidido manter a distância focal em f/11, pelo mesmo motivo de manter o contexto e Objeto (lua), ambos em foco.
Outro fato que merce ser mencionado, é sobre o ISO. Manter o ISO o mais baixo possível nessa situação é importante para manter o contraste entre as partes claras e escuras da Lua. Como dito anteriormente, o fato da Lua Cheia possuir grande luminosidade, manter o ISO baixo não é um problema.
Ambas as imagens foram feitas utilizando uma Canon T3 e uma lente de 70-300mm. A primeira foi feita em frame único, em 300mm. A segunda imagem, é uma composição de uma frame com baixa exposição para registrar os detalhes da Lua, e uma exposição maior, para registrar o contexto da imagem. Em seguida, foram sobrepostas no Photoshop e feita a correção para "mesclar" a sobreposição.
Comentários
Postar um comentário